Tudo o que oferecemos para a nossa família comer, precisa ser especial.
Para quem tem filhos então, esse especial significa: o melhor, o mais nutritivo, saudável, saboroso, preparado com amor!
Me assustei semana passada, quando soube que nossas crianças estão perdendo o paladar...
Preferidos pelos pais, que costumam ter pouco tempo para cozinhar, os produtos industrializados, aqueles que já vem prontos ou quase prontos, e os de Fast Foods, cheios de conservantes e aditivos químicos, com quantidades exageradas de açúcar, gordura e sal, são oferecidos aos filhos diariamente.
Esse tipo de comida gera dependência nos consumidores.
Vicia!!!
Prejudica a capacidade de perceber outros sabores.
As crianças perdem o gosto por sabores naturais e precisam cada vez mais de sabores mais fortes para satisfazer seu paladar.
Cuidado com substâncias que causam doenças e até a morte.
É comum observarmos crianças que não conhecem e não sabem os nomes de frutas, legumes e hortaliças, pois não participam das compras e nem das preparações das refeições.
Vamos ocupá-las!
Vamos envolvê-las nessas deliciosas atividades!
Se recusam a experimentar alimentos saudáveis, e quando o fazem, dizem que não tem gosto de nada, que são horríveis...
Uma pena...
Aí percebemos o quanto o paladar foi alterado.
O quanto estão obesas, desatentas, irritadas, cansadas, doentes...
Sou admiradora do trabalho da Bela, do programa Bela Cozinha, no canal Gnt, que a cada dia conquista mais adeptos da alimentação saudável, principalmente pais envolvidos com o bem estar de seus filhos.
Confesso não ser tão radical, pois meus filhos cresceram com a liberdade de comerem "tranqueirinhas" na vidinha social, principalmente nas festinhas de aniversários dos amigos...
Liberdade que incluía desde refrigerantes a balinhas cheias de corantes e açúcar...
Como ficavam felizes...hahaha...
De volta pra casa, no dia a dia, e nos lanchinhos colocados na lancheira da escola, adoravam a alimentação da mamãe Natureba. Apelido que me deram ainda pequeninos...
Adoro também os trabalhos da Gabriela Kapim, do programa "Socorro, meu filho come mal", do canal Gnt e da Ann Cooper, diretora do "School Food Project", que revolucionou a merenda das escolas americanas. "O que fazemos várias vezes ao dia é comer. Isso deve ser tão importante na experiência educacional das nossas crianças quanto a leitura, a escrita e a aritmética."
Citei as três, pois você pode procurar dicas que elas dão na internet ou comprar seus livros para incrementar e turbinar a alimentação de seus filhos.
Lembrando que: crianças aprendem com exemplos.
Sente à mesa junto com seus filhos, faça um prato colorido, elogie o sabor da refeição, coma devagar e desfrute desse momento saboroso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário