Sempre acreditei que a música estimula áreas do cérebro, que desenvolve o raciocínio matemático, a capacidade de concentração e a memória, facilitando então o processo de aprendizagem.
É uma excelente ferramenta de educação!
Já na gestação, meus filhos tiveram contato com a música.
Quando voltava do meu trabalho no final do dia, com as perninhas inchadas, ligava um CD de músicas calmas, deitava confortavelmente e assim ficava por um bom tempo...
Venho de uma família que considera música como uma terapia, um meio de viver a vida de maneira mais leve, prazerosa e alegre.
Me uni a um companheiro que também recebeu este mesmo exemplo e que adora viver rodeado de ritmos, instrumentos musicais e cantoria.
Bom, com isso nossos filhos cresceram escutando músicas de todos os gêneros, manuseando instrumentos musicais, convivendo com pessoas festeiras e cantoras e pegaram gosto pela coisa.
Percebi que todo este contato facilitou muito o desenvolvimento cognitivo deles, facilitou sim o aprendizado escolar e sempre que me perguntam sobre essa influência na criação dos meus filhos dou a dica:
Quando pequeno, tente descobrir qual instrumento despertará o interesse de seu filho. Comece com os de percussão, deixe que faça muito barulho. Depois vá apresentando outros...O violão é um instrumento interessante, pois com duas notas você pode tocar uma música. Isso anima e faz com que não desista de tocar. Outro fácil e ótimo para iniciar na música é a flauta doce.
Ah, mas eu não toco nada Alessandra...
Você não precisa saber tocar, ou melhor, nunca é tarde para aprender.
Tenho amigos que começaram a tocar na mesma época que seus filhos e isso fez que ficassem mais próximos ainda um do outro.
O importante é ser um apreciador de música, de deixar que ela faça parte do seu dia a dia...
Vá com a família à apresentações de coral, de bandas, compre DVDs e assistam juntos, dance com ele...e cante muito...comece com cantigas de ninar, depois cantigas de rodas até chegar nas suas preferidas...
Me encanta aprender as músicas que meus filhos curtem e escutá-los cantar e tocar as músicas do meu tempo de jovem que aprenderam conosco.
Me encanta esta troca!
E viva a vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário