sexta-feira, 13 de março de 2015

Flores do maracujá e bolo sem glúten

Belíssimas!!!



















Planta tropical, nativa do Brasil, de nome científico "Passiflora edulis", o maracujá é uma trepadeira de crescimento vigoroso. 
Para se desenvolver bem, precisa de um solo arenoso, bem drenado e de muitas horas de sol.
Existem vários tipos de maracujá, entre esses o azedo, o ornamental e o medicinal.
Costumo encaixar nos meus projetos paisagísticos sempre uma muda num cantinho ensolarado da área de lazer, num gradil de canil, num alambrado de divisão de lotes...
O legal é que os clientes me ligam para contar que o pé está carregado de maracujás...Fico muito feliz!!!
Se você prestar atenção, verá na época do maracujá florido aquelas abelhonas pretas voando pelo seu quintal. Não mate! Não espante!
As "Mamangavas" cumprem papel importantíssimo, fazem a polinização do maracujazeiro.

Ensine seu jardineiro: se for pulverizar algum produto para controle de pragas ou doenças, aplique na parte da manhã, quando as flores estão fechadas e não se observa a presença da "mamangava", caso contrário afastará a visita dela, ou causará a sua morte, prejudicando assim a produção do seu maracujazeiro, pois sem polinização não há frutos.

Devido as suas propriedades terapêuticas, o maracujá possui grande valor medicinal: as folhas e o suco contêm passiflora, um sedativo natural e o chá preparado com as folhas tem efeito diurético. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.

Anos atrás minha filha, ansiosa com o volume de trabalhos, tarefas e provas escolares, começou a dormir mal. Escutamos um primeiro médico que indicou um tranquilizante alopático. Achei que era exagero e segui o que a médica pediatra (cuida dos meus filhos até hoje) recomendou: era uma fase e logo passaria. Sugeriu Calman, um fitoterápico de maracujá. Minha filhota querida tomou por algumas semanas e voltou à vidinha normal. 
Recomendo experimentar antes de entrar num medicamento mais forte.

E por falar na minha filhota querida, que tal preparar o bolo de maracujá que ela faz, sem glúten, este final de semana?
É muito bommmmm!!!



http://ideiasvitaminadas.blogspot.com.br/p/receitas.html
Para encontrar a receita: clique no link.
Para visualizar as postadas anteriormente: role a barra do mesmo link.


4 comentários:

  1. Como as flores são lindas!!! Eu me lembro do barulho das mamangavas no meu trabalho na zona rural, quando eu ia visitar as famílias e muitas delas tinham trepadeiras de maracujá no fundo do quintal.

    ResponderExcluir
  2. Lu, adoro seus comentários! Obrigada por acompanhar minhas postagens! Minha irmã e minha super amiga!!! Mil beijos...

    ResponderExcluir
  3. Fiz hoje o bolo maravilhoso, já entrou para o meu livro de receitas. Obrigada e espero ver mais receitas como esta sem gluten e lactose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rose! Que bom que deu certo!!! Fico feliz! Fique tranquila, pois postarei muitas receitas saudáveis... Grande beijo!

    ResponderExcluir