segunda-feira, 9 de março de 2015

Mais uma arma contra a Dengue

Na semana passada minha grande amiga Elizabete ficou de cama com dengue. 
Agora está melhor, mas no meio da semana, fiquei assustada quando fui visitá-la...Sentia muitas dores no corpo, fraqueza e desânimo. Não tinha vontade e nem força pra nada. 

Já passei a receita do repelente corporal natural no blog, procure no mês de fevereiro...

Agora vou falar da Citronela.


Gramínea de nome científico Cymbopogon winterianus, alcança um metro e meio de altura e possui propriedades insetífugas que mantêm todos os tipos de mosquitos afastados.  

As mudas são encontradas facilmente no Ceasa, em casas de produtos  agronômicos ou em viveiros de plantas. 
Você pode plantá-las no quintal próximas às janelas e portas, no caminho percorrido pelo vento. Isso já ajudará evitar que os mosquitos indesejáveis entrem em casa.
Se você não tem espaço ou mora em apartamento, poderá plantá-las em vasos que fiquem em  lugares que recebam sol por algumas horas.

Depois que as mudas estiverem entouceiradas, utilize as folhas de duas maneiras para afastar o mosquito transmissor da dengue:

1ª - Corte pequenos pedaços da folha da citronela, coloque em pratinhos e distribua dentro de casa durante o dia. Troque diariamente.


2ª - Faça um chá com as folhas da planta e use-o para limpar o chão, passar em parapeitos de janelas, bancadas de pias, jogar em ralos...


Outro método eficiente é comprar velas de citronela e acendê-las durante o dia por todos os cômodos, lembrando de colocá-las em locais seguros!


E ainda, se puder, coloque telas mosquiteiras nas janelas onde mora.

Não descuide! Este mosquito não está para brincadeiras!

Importante:

Não confunda citronela com cidreira ou capim limão.
Mesmo sendo gramíneas muito parecidas, dá para diferenciá-las pelo aroma: o capim limão apresenta cheiro mais suave, enquanto que o da citronela é bem forte.

Estas dicas com a citronela servem também para os mosquitos que aparecem nos dias que resolvemos acender a churrasqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário